top of page

S2AQUA Acolhe Doutorandos FCT


As principais linhas de investigação do S2AQUA já foram publicadas na lista da FCT, que reúne as instituições não académicas disponíveis para acolher doutorandos. Os candidatos poderão identificar como de interesse particular para o seu plano de trabalho, e discutir potenciais planos de trabalho com o ponto de contacto apresentado. O período de candidatura dos potenciais doutorandos decorrerá de 1-31 de Março de 2023, pelo que as instituições deverão, idealmente, manifestar o seu interesse antes deste período.


O objetivo do S2AQUAcoLAB é desenvolver atividades de I&D com vista a uma aquacultura sustentável e inteligente. Visa desempenhar um papel ativo na transferência de conhecimento e tecnologia, funcionando como interface entre a investigação e a indústria, para fornecer soluções baseadas em problemas.


As linhas de investigação de doutoramento podem ser desenvolvidas no âmbito dos tópicos:


(1) Utilização da biomassa de microalgas produzidas utilizando efluentes da agricultura, para a produção de peixe, bivalves e camarões;

(2) Integração de algas marinhas com a piscicultura em diferentes cenários - peixes de algas marinhas terrestres e sistemas IMTA (Integrated Multi-Trophic Aquaculture);

(3) Desenvolvimento de alimentos funcionais para peixes a partir de biomassa bioativa de algas e/ou extractos e integração em diferentes fases do ciclo de produção (larvas, pós-larvas e juvenis);

(4) Preservação e ampliação de coleções de bactérias como probióticos em aquacultura, parasitas isolados de peixes produzidos em aquacultura, macroalgas relevantes, microalgas e zooplâncton para produção em aquacultura, linhas celulares criopreservadas, DNA de interesse em aquacultura, sémen e oócitos/ovos de organismos marinhos, tanto para assegurar a conservação como para expandir a colecção de material genético de espécies produzidas em aquacultura;

(5) Investigação de potenciais terapêuticas contra as principais doenças infecciosas na aquacultura.

(6) Desenvolvimento de novos instrumentos para a aquacultura celular: estabelecimento de linhas celulares de organismos marinhos e novas formulações.


O S2AQUAcoLAB dispõe de uma equipa de profissionais altamente qualificados, abrangendo várias áreas dentro da cadeia de produção aquícola, capazes de conduzir investigação, supervisionar planos de investigação, realizar ações de divulgação, beneficiando dos contactos diretos privilegiados com os setores científico e empresarial.


O S2AQUAcoLAB e a sua rede de parceiros dispõem de infra-estruturas, equipamentos e instalações para prosseguir a investigação científica de excelência dentro das áreas científicas consideradas.


O S2AQUAcoLAB acolhe candidatos a doutoramento por períodos variáveis de acolhimento, de acordo com cada plano de trabalho proposto. Os interessados em candidatar-se devem contactar-nos a fim de discutir um potencial plano de trabalho. Sinta-se à vontade para escrever um pequeno texto de motivação e enviar-nos.




bottom of page